

FÓRMULA SAE
BRASIL
A COMPETIÇÃO
São realizadas por volta de 10 competições de Fórmula SAE ao redor do planeta, todas regidas pelo mesmo regulamento. Nos Estados Unidos ocorrem duas delas, a Fórmula SAE em Michigan, e a Formula SAE West (Lincoln), na Califórnia. A Austrália é palco da Fórmula SAE Australasia. No Reino Unido, a competição é organizada pela Institution of Mechanical Engeering (IMechE), e recebe o nome de Formula Student. Além da Fórmula Student Spain, Itália, Alemanha, Áustria e Japão.
Em 2004 teve início no Brasil a competição Fórmula SAE Brasil, organizado pela SAE Brasil. A equipe campeã ganha o direito de disputar, no ano seguinte, a competição Formula SAE em Michigan.


AS PROVAS

APRESENTAÇÃO
Desenvolvimento de um plano de negócios abrangente a fim de convencer juízes de que o projeto do carro da equipe melhor atende às demandas da competição.
75 pontos
ACELERAÇÃO
Prova dinâmica que avalia a aceleração do carro em uma linha reta, a partir de um ponto de partida, percorrendo uma distância de 75 metros. O menor tempo é o vencedor da prova.
100 pontos
EFICIÊNCIA
A economia de combustível do carro é medida em conjunto com o Enduro. Nesta prova é analisada a relação entre a distância percorrida e o combustível cosumido na prova anterior.
100 pontos
PROJETO
Os estudantes apresentam seus conhecimentos sobre os conceitos e todos os detalhes de seus projetos de engenharia no carro de sua equipe.
150 pontos
SKID-PAD
Prova dinâmica para medir a aderência lateral do carro em uma superfície plana, enquanto o carro faz uma curva de raio constante, que também tem o carro mais rápido como vencedor.
75 pontos
ENDURO
Durante o Enduro, o carro deve percorrer 22 voltas em um percuso com retas, curvas, hairpins e slaloms, sem quebrar ou falhar durante o trajeto.
275 pontos
ANÁLISE DE CUSTOS
Relatório detalhado de todos os custos associados à produção do carro, com seus materiais, seus processos e sua montagem. O resultado da prova considera custo total e qualidade do relatório.
100 pontos
AUTOCROSS
Avaliação do desempenho dinâmico do carro e sua capacidade de manobra em um percurso estilo "sprint", com um ponto de largada e chegada não coincidentes, mais estreito, fechado e desafiador.
125 pontos
pontuação
total:
1000
pontos



COMPETIÇÃO
2023

COMPETIÇÃO
2019

COMPETIÇÃO
2018

COMPETIÇÃO
2017

COMPETIÇÃO
2016

COMPETIÇÃO
2015

COMPETIÇÃO
2013
